Conheça os Campeões

Nesses primeiros dias de Blog, apresentarei pra vocês os campeões de cada uma das 7 categorias do UFC, falando um pouco sobre cada um deles.

Dominick "The Dominator" Cruz


Detendo um cartel de 19 vitórias e apenas uma derrota na carreira, Dominick é o primeiro e unico campeão peso galo do UFC, já que essa categoria foi incorporada ao evento a menos de 1 ano. Se destaca principalmente por uma luta técnica, é um lutador que normalmente não corre riscos desnecessarios durante a luta. Esse é um fator determinante sobre a sua popularidade, que é ainda baixa entre os americanos, ao contrario do que acontece com Urijah Faber, o unico que conseguiu vence-lo até hoje, e que é simplesmente um ídolo pelas bandas de lá. Em sua ultima luta, venceu Demetrious Johnson em uma luta amarrada, por decisão unanime, onde ganhou, mas não agradou. Tudo indica que o próximo desafiante ao titulo seja o brasileiro Renan Barão, que encanta o publico com suas vitórias empolgantes e estilo de luta agressivo.


Luta que você deveria acompanhar: WEC 26: Cruz vs Faber


José "Scarface" Aldo Jr.
Peso pena, brasileiro, guerreiro, um verdadeiro campeão. Faltam palavras pra descrever esse lutador. Zé Aldo é um daqueles lutadores que enxe os olhos do publico ao lutar, que fascina a todos, crinças, idosos, americanos, brasileiros, ricos ou pobres. Com um estilo de luta agressivo a extremo, José Aldo detem um cartel de 20 vitórias e 1 derrota, e assim como Dominick, é o unico campeão peso pena do UFC. Em suas lutas, seus chutes extremamente potentes normalmente abrem caminho para os punhos, que são tão eficazes quanto.
Zé Aldo pertence ao grupo de lutadores conhecidos como Pound for Pound, trocando em miudos são lutadores tão bons pra sua categoria de peso, que se equivalem a lutadores de categorias acima. Muitos consideram que ele tem o "punch" ou potencia dos golpes, de um lutador da categoria dos Meio-Medios, duas categorias acima da sua. Em sua ultima luta, defendeu o titulo contra Kenny Florian, queridinho americano, e dominou todos os cinco rounds, ganhando a luta por decisão unanime. Seu próximo confronto está marcado para o dia 14/01, contra o perigoso Chad Mendes.

Lutas que você deveria acompanhar: WEC 48: Aldo vs Faber. UFC 129: Aldo vs Hominick. WEC 41: Aldo vs Swanson.



Frankie "The Answer" Edgar
Contestado. Essa é a palavra certa para definir o campeão peso leve do UFC. Com um cartel de 14 vitória, uma derrota e um empate, Edgar conquistou o cinturão em uma luta extremamente equilibrada contra B.J. Penn no UFC 112. Tanto que apenas 4 meses depois foi dado a B.J. o direito de revanche sem ele ao menos ter lutado novamente. Mas a história se repetiu, e novamente por decisão unanime, Edgar manteve o cinturão. Até que Gray Maynard apareceu novamente em seu caminho...
Maynard foi o único que já havia vencido Edgar antes, e o clima de rivalidade entre os dois que pairava antes da luta foi projetado no octógono. Uma luta de gigantes, 5 rounds extremamente parelhos, e uma decisão que mexeu com a categoria: Um empate! Coisa rara de se ver até mesmo em lutas comuns de 3 rounds, muito menos em uma disputa de cinturão. Como resultado, 9 meses depois, estava acontecendo Edgar vs Maynard III, uma das lutas mais esperadas do ano. O começo frenético se repetiu, mas dessa vez, Edgar encaixou bons golpes, levando Maynard a nocaute no 4º round. Agora ele começa, lentamente, a escrever o seu legado no evento. Apesar de nada oficial ter sido declarado, tudo indica que o próximo desafiante sera Ben Henderson, que venceu Clay Guida no UFC on Fox dia 12/11.

Lutas que você deveria acompanhar: UFC fight night: Edgar vs Maynard. UFC 118: Edgar vs Penn II. UFC 125/136: Edgar vs Maynard II e III.

Georges "Rush" St. Pierre

Se você não conhece Georges St. Pierre, ou simplesmente GSP, fique com as palavras do proprio Dana White, presidente do UFC: "Se tivesse que escolher a maior estrela diria que o Georges Saint Pierre é o nosso maior astro". Quer mais?
GSP é o segundo maior recordista de defesas de cinturão e vitórias consecutivas, atrás somente de Anderson Silva, Com o cartel de 22 vitórias e 2 derrotas, ele é considerado ao lado de Anderson Silva o melhor Pound for Pound do mundo, suas caracteristicas estão muito acima de qualquer outro lutador da categoria dos meio-médios.
Aplicando um estilo de luta mais técnico, onde ele visa quase sempre evitar o combate direto e jogar nos erros do adversário, GSP mostra como a estratégia bem empregada pode tornar um lutador quase que virtulmente invencivel. Depois da sua ultima derrota, quando perdeu o cinturão da categoria para Matt Serra em 2007, GSP não perdeu mais, e vem mostrando um estilo praticamente perfeito, onde domina todos os adversarios, cada qual com uma estratégia diferente.
Proporcionou aos fãs uma das melhores trilogias da história do UFC contra Matt Hughes, e duas "Bilogias" (essa palavra existe? hahaha) contra Matt Serra e B.J. Penn, mas isso é assunto para um novo post.
Canadense, GSP é uma das principais personalidades do esporte por lá, é uma figura carismática, educada, um gentleman... Um verdadeiro campeão.

Lutas que você deveria acompanhar: UFC 65: Hughes vs St. Pierre. UFC 69: St. Pierre vs Serra. UFC 83: Serra vs St. Pierre II. UFC 94: St. Pierre vs Penn II.


Anderson "The Spider" Silva

O cara! Anderson Silva dispensa comentários, de meses pra cá o Brasil aprendeu a ama-lo, descobriu um ídolo que a muito tempo já não tínhamos por essas bandas, a não ser no futebol. Anderson praticamente abriu os olhos dos brasileiros para o MMA, sua luta contra Vitor Belfort foi um divisor de águas na história de esporte. Detendo um cartel de 31 vitórias (isso mesmo, 31!!) e 4 derrotas, Anderson vem invicto desde janeiro de 2006, onde nocauteou o japones Yushin Okami, mas o chute foi considerado ilegal e a vitória foi dada a Okami. De lá pra cá, foram 15 vitórias em sequência, 10 defesas de cinturão e até algumas lutas na categoria de cima (Meio-Pesado).
Anderson é visto por todos como um fenômeno, o melhor lutador Pound for Pound do mundo, já venceu todos da categoria que tinham algum destaque, como Nate Marquardt, Chael Sonnen, Demian Maia, Vitor Belfort, Rich Franklin e Dan Henderson.
Se GSP é um mestre da estratégia, Anderson Silva é um mestre da esquiva, do punch, da velocidade, da precisão... Seus nocautes normalmente surgem de contra-golpes, sua esquiva lhe permite lutar de guarda baixa, e no momento certo soltar sua sequencia que invariavelmente termina em nocaute.
O confronto contra Chael Sonnen
Desde 2006 pra cá, o unico adversario que impôs alguma resistência a Anderson Silva foi o falastrão Chael Sonnen, uma figura praticamente folclorica no UFC. Antes da luta, falou que iria espancar o brasileiro nos 5 rounds, e foi exatamente o que ele fez...
O unico porem do caso, é que Anderson estava com a costela fraturada, isso fez com que ele não lutasse nem com 50% do seu potencial total. Sonenn deitou e rolou sobre Anderson, mas o principal ele deixou a desejar: terminar a luta. Aos 45 do segundo tempo, ou melhor, aos 3:10 min do quinto e ultimo round, Anderson mostrou a força do Brazilian Jiu Jitsu, finalizando o falastrão com uma mistura de triangulo e armlock.

Fato interessante 1: Após a luta, Sonnen testou positivo para anabolizantes, e foi suspenso por 6 meses pela comissão atlética.
Fato interessante 2: Sonnem havia dito dias atras, que a faixa preta de Jiu Jitsu que Anderson possuia era uma fraude, pois uma faixa dada pelos irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro) não tinha valor nenhum...

Lutas que você deveria acompanhar: UFC 126: Silva vs Belfort. UFC 117: Silva vs Sonnen. UFC 101: Silva vs Griffin. UFC 82: Silva vs Henderson. UFC 77: Silva vs Franklin. UFC 73: Silva vs Marquardt

Jon "Bones" Jones

Marrento, debochado, mas um fenômeno. Jon Jones simplesmente desconhece seus oponentes dentro do octagon. Com 14 vitórias e uma derrota, que na verdade não foi uma derrota e sim uma desclassificação por aplicar uma cotovelada ilegal (angulo de 90º) Jones sobrou nas lutas contra todos os seus oponentes. Ele bate muito forte, seus cotovelos e joelhos são suas armas mais eficazes, mas também é forte como wrestler e já mostrou que a sua guilhotina é muito eficiente.
O titulo foi adquirido com uma vitória em cima do brasileiro Mauricio "shogun" Rua, em uma luta que Jones simplesmente desconheceu o campeão, ganhou fácil, sem correr nenhum risco. Sua primeira defesa foi contra Quinton "Rampage" Jackson, onde, mais uma vez, não correu nenhum risco, e ainda venceu por finalização.
Agora, mais um brasileiro surge no caminho de Jones, nosso querido Lyoto "The Dragon" Machida, que vários apontam como um dos poucos capazes de acabar com a hegemonia do campeão. O que vai acontecer? Dia 10 de dezembro, no UFC 140: Jones vs Machida a gente vai descobrir!

Fato interessante: Apesar da descrição do Twitter de Jon Jones dizer: "The youngest Champion in UFC history" esse fato não condiz totalmente com a realidade, já que Vitor Belfort (brasileiro!!) foi campeão do antigo GP dos pesados dos UFC, com 19 anos.

Lutas que você deveria acompanhar: UFC Live: Jones vs. Matyushenko. UFC Live: Vera vs. Jones. UFC 128: Shogun vs. Jones.

Jr. "Cigano" dos Santos
Dentre os 7 campeões, Cigano é o mais recente. Conquistou o titulo em uma luta relâmpago (1:04 do primeiro round) contra o campeão Cain Velasquez, no UFC on FOX, primeira vez que o UFC foi transmitido ao vivo em uma grande rede da televisão americana. Casualmente, também foi a primeira vez que a Rede Globo transmitiu um evento do UFC, ao vivo, referenciando o esporte em seus programas diários. Com um cartel de 14 vitórias e 1 derrota, cigano atropelou Cain, com um cruzado que derrubaria qualquer lutador do UFC (talvez o Roy Nelson continuasse de pé, mas esse é um caso a parte...).
Jr. nasceu em Santa Catarina, mas é na Bahia que mora atualmente, foi lá que treinou com seu mestre Luiz Dorea. Foi ele quem praticamente exculpou Cigano, já que o Boxe é a sua principal arma nas lutas.
Atualmente, Cigano treina com o Team Nogueira, que conta com os ilustres irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro), Anderson Silva, Pezão, entre outras estrelas do MMA mundial.
É difícil saber quem será o próximo desafiante de Cigano, mas tudo indica que será o vencedor de Alistair Overeem vs Brock Lesnar, luta programada para o UFC 141, dia 30 de dezembro.

Lutas que você deveria acompanhar: UFC 95: dos Santos vs Struve. UFC 103: dos Santos vs Filipovic (Cro Cop). UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário