Entenda mais

26/11/11
Aprendendo a amar o UFC
Mesmo sabendo que estamos em tempo de popularização do esporte, eu ainda converso e conheço pessoas que tem uma certa "resistência" a se quer conhecer o esporte. Claro, ninguem é obrigado a gostar, assistir e entender sobre MMA, mas vejo muitos casos de preconceito, como "não vou ficar lá vendo homens se agarrando" ou então "Ah, não vejo a graça de dois caras trocando tapas". Sinceramente, me dói saber que eles estão perdendo de acompanhar um dos esportes mais empolgantes que eu já vi, onde tudo é incerto, nem sempre o melhor vence, quase nunca acontece aquilo que esperamos que aconteça... é uma imprevisibilidade tremenda, que deixa todas as lutas emocionantes, você nunca sabe como aquilo vai acabar, pode ser em 30 segundos ou 30 minutos, nocaute, finalização, paralisação, pontos...
Por isso resolvi escrever hoje um quase "Mini Guia", siga qualquer coisa que diz aqui e você vai viciar em MMA, fato!

  • O primeiro ponto e mais importante de todos. ESQUEÇA completamente o que você já acompanhou sobre o MMA e o UFC em canais brasileiros. Tirando a transmissão do UFC Rio pela Rede TV!, que foi fiel aos padrões americanos, as outras transmissões são dezenas de vezes inferiores em qualidade de informação comparada a transmissão oficial feita por Mike Goldberd e Joe Rogan, principalmente a transmissão Fail do Canal Combate.
  • Sempre que possível, assista a fase de entrada dos lutadores, desde quando a musica escolhida por ela começa a tocar, sua ida até o octógono e principalmente o anuncio de Bruce Buffer. Ao apresentar cada um dos lutadores ele dá um show a parte, é simplesmente incrível, principalmente no Main Event e no Co-Main Event, se ele estiver apresentando algum dos astros do esporte então, é bem emocionante. Com o tempo, você acaba se apegando aos seus lutadores favoritos, e o anuncio de Bruce Buffer vai lhe fazer tremer na cadeira.
  • Agora, procure na internet por vídeos de lutas, sempre em inglês é claro. Pegue nomes como Anderson Silva (menos a luta contra Demian Maia), BJ Penn, Jon Jones e Bryan Stan (menos a luta contra Chael Sonnen). Esses todos são lutadores empolgantes, que independente da luta que você assistir, vai ser legal, são strikers, buscam lutas agressivas e sempre acabam mostrando coisas inesperadas. Assista a uns 10 vídeos, e você já está pronto para o próximo passo...
  • Faço o download de um evento completo do UFC, eu recomendo o UFC Rio pra começar, ele é beeeem empolgante e emocionante (lembrando, a transmissão americana, não a brasileira!!). Quando você começar a assistir, curte a parte inicial com os gladiadores, a chamada de cada lutador e o melhor momento, a parte em que "Face the Pain" começa a tocar, mostrando um flash light com os melhores momentos de cada um dos lutadores do card, já deixa você muito pilhado a assistir as lutas. Curta o evento, a narração e os comentários e você verá o evento por uma perspectiva bem diferente. E sim, eu estou INSISTINDO, a transmissão americana é fundamental, simplesmente porque ela é muito foda. Acustume a se emocionar ouvindo bordões como "It's All Over!!", "He's in trouble, Mike!", "He's out, he's out!!" e  "Tremendous performance of ...".
Pronto, agora você já deve estar no mínimo gostando um pouco do esporte, que é como tudo começa. Baixe mais eventos, assista aos eventos ao vivo (claro, sempre curtindo os links postados aqui no blog), busque mais informações sobre seus lutadores favoritos... Enfim, o esporte é tão legal e tem tanto material bom na internet, que entretenimento não vai faltar.



15/11/11
Quase sempre que o papo é MMA, vários amigos perguntam coisas bem básicas, que quem acompanha a um certo tempo já sabe, mas quem é leigo não tem nem ideia de como funciona. Por isso, teremos aqui no blog a sessão "Entendendo um pouco mais", com atualizações periódicas pra você entender tudo que há por trás do esporte.

MMA vs UFC
Essa é uma das "confusões" mais comuns por quem é leigo no assunto. Os atletas lutam UFC? Ou estão lutando no MMA?
De forma bem clara, MMA (ou Mixed Martial Arts) é um esporte, uma modalidade de luta que engloba caracteristicas de varias outras modalidades, como Judô, Jiu Jitsu, Kung Fu, Boxe, enfim, reune o melhor de cada estilo em busca da "perfeição".
Existem vários eventos de MMA no mundo, cada um com suas regras e seus lutadores. O UFC é o maior evento de MMA do mundo, domina praticamente a mídia mundial, por isso os eventos menores acabam nem aparecendo, fazendo com que as pessoas pensem que MMA e UFC são a mesma coisa, o que não é verdade.
Depois do UFC, temos o Bellator, que também é um evento americano de um certo prestígio; o Strikeforce, que agora foi comprado pela Zuffa (produtora do UFC) e se tornou um "Evento-irmão", que especialistas dizem ter tudo para fundir-se com o UFC e deixar de existir, e o Dream, evento japones que teoricamente substituiria o PRIDE (outro evento que foi englobado ao UFC e deixou de existir) mas no fim tornou-se um evento de segunda linha. No Brasil, o Jungle Fight é o evento mais famoso de MMA. Vale lembrar que existem inumeros eventos, citar todos em um post seria exagero, acho que só com esses já vemos que o UFC não está sozinho nesse ramo.











Top Contender, Title Shot e afins
Quem vai desafiar o campeão? Como funciona a "classificação" dentro do UFC?
Para explicar corretamente, vamos primeiro entender a transmissão do UFC. Nela, o card (as lutas que vão acontecer) é dividido em 2 grupos, o card principal, normalmente com 5 lutas de nomes já consagrados, e o card preliminar, com 7~9 lutas de lutadores em acensão no evento. Lutar no card principal traz visibilidade para o lutador, e essa visibilidade é que o torna popular para se tornar apto a disputar o cinturão.
Top contender é aquele lutador que vem de vitórias consecutivas, sejam elas 2 ou 7, que convençam o publico, pois popularidade aqui é tudo. O UFC visa o lucro, sempre, desde venda de ingressos, a venda de pay per view e artigos relacionados aos campeões. Normalmente, em cada categoria há no minimo 2 lutadores em posição de serem top contenders, e nesse caso eles lutam por um "Title shot", ou seja, o vencedor tem o direito de enfrentar o campeão. Já houve casos de lutadores populares ganharem 1 luta e ja se credenciarem a Title shot (como Kenny Florian) mas são situações incomuns.

Golpes Validos, interrupções dos juízes e os pontos
Outras perguntas comuns que escuto são coisas como: Mas porque pararam a luta? Ele não tinha mais condiçoes de lutar?
No UFC, os arbitros tem o dever de zelar pala integridade do atleta, até porque o evento é muito televisionado, e pessoas de todas as faixas etarias assistem. Essa atitude mostra como o evento se preocupa  com o ar de profissionalismo, evitando lesões nos atletas e tentando impedir que certas lesões "feias" aconteçam ao vivo para o mundo.
Seguindo esse pensamento, certos golpes são proibidos de serem usados no UFC, os mais famosos são:
Joelhadas em 3 e 4 apoios: Se o oponente estiver caído no chão, de 4 (4 apoios) ou de joelhos/acocado cum uma mão no solo (3 apoios) joelhadas no rosto não são permitidas.
Cotoveladas 90º: Todo tipo de cotovelada é valida, a não ser cotoveladas em angulo reto, de cima para baixo.
Golpes na nuca: Nenhum tipo de ataque pode ser feito na nuca do oponente, em hipótese nenhuma.
Outras coisas obvias não são permitidas, como golpes na genitália, puxar cabelo, mordidas, beliscões e segurar nos shorts.

Caso a luta termine sem uma paralização do arbitro e sem o nocaute, a decisão vai para a contagem de pontos. São 3 juizes, ao final de cada round, eles aplicam uma nota a cada lutador, sendo 10 para o vencedor do round, e 9 ou menos para o perdedor. Detalhe que esse "ou menos" rarararamente acontece, um 10 a 8 é muito dificil de acontecer, só ocorre quando um dos lutadores leva uma surra durante os 5 minutos do round, as vezes nem assim. Ao final da luta os pontos são somados e Bruce Buffer, narrador oficial do UFC, divulga o resultado. Uma "unanimes decision" acontece quando os 3 juizes dão a vitória para o mesmo lutador; já na "split decision" um dos juízes da a vitória para outro atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário