terça-feira, 29 de novembro de 2011

BantamWeight!!

A categoria de peso Bantamweight foi incorporada ao UFC no ano de 2011, após a compra do evento WEC pela Zuffa, empresa que detém os direitos de imagem do UFC. No dia 16 de dezembro de 2010, Dominick Cruz foi apresentado oficialmente como UFC Bantamweight Champion.
Acompanhe agora um breve histórico de tudo o que rola na categoria dos Galos.



O UFC 126 foi o evento de estréia da categoria, com 2 lutas mornas; Norifumi Yamamoto vs Demetrius Johnson, onde Johnson venceu por decisão, e Miguel Torres vs Antonio Banuelos, onde Torres venceu, também por decisão.
A coisa esquentou mesmo no UFC 128, onde dois dos possíveis desafiantes ao cinturão entraram no octógono. Urijah Faber, com um performance não muito emocionante, derrotou Eddie Wineland, por decisão no Co-Main Event; e no card preliminar, Joseph Benavidez derrotou Ian Loveland também por decisão.


Com essa vitória, Faber acabou se credenciando a lutar contra Dominick pelo título no UFC 132. Entretanto, no UFC 130 outros lutas importantes decidiam o futuro da categoria, com Michael Mc'Donald, Renan Barão e Demetrius Johnson ganhando suas lutas e crescendo na categoria, figurando já no top 5 da categoria.
Infelizmente, no UFC 132 Faber não conseguiu impor seu jogo contra Dominick, que pra variar lutou de maneira extremamente chata, amarrou muito a luta inteira e acabou levando por pontos.


Em outubro, foi a vez de Demetrius Johnson tentar acabar com a hegemonia do campeão, mas, assim como Faber, foi dominado pelo estilo de luta amarrado a lá Georges St. Pierre, porém muito efetivo, que novamente por pontos deu a decisão favorável à Dominick. Fato interessante a ser citado, é que de 2008 pra cá Cruz só ganha lutas por pontos, sua ultima vitória por nocaute foi pelo Total Combat 27, em março de  2008.


A situação agora, pós UFC 138 e 139 está bastante indefinida na categoria, pois Renan Barão nos presenteou com uma luta majestosa no UFC 138, ganhando o prêmio de "Fight of the Night" já na sua segunda luta no UFC. Já no evento de numero 139, Faber fez uma apresentação que na minha opinião foi a sua melhor, onde ganhou o prêmio de "Submission of the Night" contra Brian Bowles, sendo assim o segundo lutador a vencê-lo.


Para embolar mais ainda o meio de campo, Michael Mc'Donald mostrou porque é o lutador mais novo em atuação no UFC, com outro nocaute arrasador, e se posiciona bem entre os top 5 da categoria.
Ao que tudo indica, Faber é o próximo desafiante ao cinturão, enquanto Renan Barão e Michael Mc'Donald possivelmente façam uma luta para saber qual dois dois pegará o vencedor de Cruz vs Faber III (e la vêm mais uma trilogia pra história do evento!).
Joseph Benavidez vem correndo por fora, com 2 vitórias também no evento, e com grande apoio do publico, nada o impede de substituir Mc'Donald ou Barão em alguma das lutas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário